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Parentalidade

Aprender, um bem essencial para as nossas crianças!

Desde que fui mãe que fiquei muito mais focada nas aprendizagens dos rapazes, tentava estimulá-los ao máximo, não descurando nada… Desde que a felicidade lá estivesse, estava no céu!

Os rapazes sempre foram muito curiosos e com muita sede de aprender aliás, isso ainda hoje acontece, mas… e tem sempre que haver um mas…, a curiosidade sempre incidiu sobre o que eles mais gostavam e que fosse do seu interesse e isso acontece com todas as crianças! Por isso, é que sempre que eles gostavam de alguma coisa queriam repeti-la até à exaustão, para ficar bem assimilado.

Posso dizer-te que todas as crianças aprendem, desde que não haja nenhuma limitação, todas as crianças aprendem! E viro bicho quando oiço alguém dizer: ‘É burro que nem uma porta, não aprende nada!’, passo-me e olha que é difícil acontecer!

Se te disser que os meus filhos não pescam nada de futebol, acreditas? É difícil, porque quase todos os rapazes gostam de jogar à bola, mas os meus não! E sabes porquê? Porque nunca foram incentivados a isso. Cá por casa não se fala de futebol, recusamo-nos, porque eu sou do Benfica e o pai do Sporting, então combinámos antes de sermos pais, que não haveria nenhuma influência clubística por cá. Jogos de futebol, só da seleção!

Quando eles eram pequeninos até jogávamos à bola com eles, mas depois foram crescendo e os interesses foram mudando e o futebol foi sendo abolido das nossas vidas. Por isso se me perguntas, ‘os teus filhos sabem alguma coisa de futebol?’ respondo-te com um redondo ‘não!’.

Mas isso não quer dizer que não são inteligentes e não gostem de aprender, os interesses, as necessidades e experiências de vida é que são diferentes.

Se lhes falares de música, desde música pop à música clássica, são prós!!!! Ou se lhes falares de informática, filmes, séries, Lego ou matemática, enfim uma outra panóplia de coisas que não o futebol, estão na praia deles!

Quando eram mais novos e eu estava a estudar com eles, tentava sempre dar-lhes exemplos de acordo com os seus interesses ou exemplos da vida real, para eles conseguirem compreender, sim porque as aprendizagens não devem ser feitas a decorar, mas sim a compreender!

E se for com coisas que as crianças conheçam, melhor!

As aprendizagens são mais efetivas desde que haja motivação, repetição e emoção, isto é, deve haver interesse no que é transmitido e a forma como se transmite faz toda a diferença, tal como a repetição, é como tudo, quantas mais vezes fizeres melhor corre!

E qual o papel dos pais nas aprendizagens das crianças? É só um dos papéis principais nesta aventura! Isto porquê?

Ora, se a criança for estimulada desde sempre, com jogos educativos, músicas chamativas, com brincadeiras que estimulem a sua atenção e curiosidade, é meio caminho andado, por isso, é que se diz que a criança quando está a brincar, está a aprender.

Apesar dos rapazes terem tido sempre muitos brinquedos educativos, fazia com que eles experimentassem a sensação de não terem nada para fazer, porque terem momentos de ócio, permite-lhes ter espaço para a imaginação trabalhar.

A imaginação, permite-lhes uma capacidade de resolução de problemas fenomenal. Como têm que ser as crianças a dar a volta à questão da resolução de determinado problema, precisam de tentar e voltar a tentar até chegarem ao resultado pretendido.

Posso dizer-te, que apesar dos brinquedos disponíveis o que os rapazes gostavam mesmo de brincar era com tachos, panelas e colheres de pau (tal como todas as crianças) e porquê isto? Porque eles estavam onde eu estivesse, para conseguir mantê-los debaixo de olho, e se estava na cozinha a fazer o jantar, eles também tinham que ter alguma coisa para se entreter, que não os seus brinquedos, porque eram muito chatos ao pé do que havia disponível. 

O que é que estava à disposição? Tudo o que fizesse barulho! Coitados dos meus vizinhos de baixo… perdi a contas das vezes que lhes pedi desculpa…

Os rapazes também viam televisão, mas como no início não tínhamos televisão por cabo, apenas os canais generalistas, não havia muita opção de escolha… ainda tinham dvd’s mas depois de algum tempo também se cansavam, por isso tinham mais tempo de brincadeira do que propriamente de tv. Telemóveis ou tablets, nem pensar e internet nem se fala!

Então posso dizer-te que tive a vida facilitada.

Mas a verdade é que somos nós, pais, que nos enredamos e enredamos as nossas crianças, na armadilha dos dispositivos móveis, porque facilitamos, porque estamos tão cansados que só queremos um momento mais sossegado, e quando nos damos conta, já está!

Por isso é que te digo, que o papel dos pais nas aprendizagens das crianças é imprescindível! Quanto mais disponíveis estivermos para as aprendizagens das nossas crianças, melhor! Quanto maior a nossa disponibilidade para os libertarmos de dispositivos móveis melhor.

Não quero com isto dizer que os dispositivos móveis são o bicho papão, não, não são, trazem também benefícios, desde que bem utilizados!

Vejo por mim! No outro dia o caçula disse-me assim : ‘Mamã, sabes que já saiu o Farm Ville 3?, queres ver?’ Eu vi, joguei um bocadinho e posso dizer-te que só me apetecia jogar mais e mais, se isto acontece com os adultos, que já estamos com o cérebro bem desenvolvido, imagina uma criança que ainda está em desenvolvimento e não tem capacidade de se autocontrolar. 

O papel dos pais é imprescindível para controlar estes momentos. Porque,  se permitirmos que todos os dias tenham acesso a estes dispositivos, torna-se uma rotina, um hábito, que se não for moderado pode levar a dependência.

É importante substituir estes momentos, por momentos lúdicos para que a criança tenha momentos de aprendizagem saudáveis.

Mas agora dizes-me assim: ‘Oh Rita, isso é muito engraçado, mas as escolas estão a substituir tudo para dispositivos móveis, como é que vamos controlar?’ Não se controla, nas escolas o ambiente é controlado e não há acesso a outros conteúdos que não os escolares.

 E se na escola já têm esses dispositivos, em casa podemos oferecer outros meios para estimular tudo o que é importante para outro tipo de aprendizagens.

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